domingo, 25 de abril de 2010

Síntese dos conteúdos de Educação Especial - 1° período - 1° semestre de 2009

SÍNTESE DOS DEMAIS TEMAS


1.INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO

A integração pode ser caracterizada pela incorporação física e social das pessoas portadoras de necessidades especiais que estão segregadas e separadas das demais, estas deveriam adaptar-se a sociedade e a inclusão faz a integração das pessoas, mas neste caso é a sociedade que deve se modificar para receber a pessoa portadora de necessidades especiais, onde esta terá direitos garantidos e as mesmas oportunidades para desenvolver-se. O foco deve estar voltado para a criação da consciência na sociedade que deve aceitar as diferenças entre as pessoas como algo normal.

Os aspectos mais importantes a serem considerados em Integração x Inclusão são:

O olhar na pessoa portadora de necessidades especiais modificou ao longo do tempo e com a inclusão destas, podemos perceber que todas as pessoas são diferentes e iguais ao mesmo tempo e isto enriquece a nossa capacidade de criar novas formas de ver o mundo;

É preciso conhecer os limites e as contribuições que cada um pode apresentar;

As conquistas graduais dos direitos dos deficientes ajudaram na sua convivência na sociedade, levando a uma melhor interação e socialização destes;

Graças a inclusão de pessoas P.N.E houve movimentos dentro dos estabelecimentos de ensino para criar metodologias especiais, especialização de professores e maior flexibilidade no currículo para atender as peculiaridades de todos os educandos;

É necessário que os projetos educacionais não se limitem a teoria e sim que sejam concretizados através da prática com uma constante avaliação do processo de aprendizagem da criança portadora de necessidades educacionais especiais.

Este estudo é importante para a disciplina de educação especial porque é através dele que se poderá conhecer o significado de integração/inclusão das pessoas com necessidades especiais, para a sua conceituação e a identificação das suas implicações no contexto social e educacional facilitando assim a prática pedagógica.

2.PREVENÇÃO À DEFICIÊNCIA

A prevenção à deficiência está ligada com as medidas que devem ser tomadas em nível individual, comunitário e governamental. Seu objetivo deve ser o de identificar, minimizar e eliminar (quando possível) as causas da deficiência, promovendo a saúde física e mental no nascimento, no desenvolvimento e na maturidade dos indivíduos.

Os aspectos mais importantes a serem considerados em relação as ações preventivas podem ser:

As prevenções primárias (prevenir a ocorrência de deficiências), as prevenções secundárias (diagnóstico, tratamento e estimulação precoce) e as prevenções terciárias (atendimento aos deficientes através da reabilitação, programas de educação especial e qualificação dos profissionais);

Assistência Pré-concepcional (através da investigação da saúde dos pais e identificação de eventuais problemas);

Assistência Pré-natal (através do acompanhamento e atendimento médico da gestante incluindo anamnese, exames e informações complementares);

Assistência Perinatal (através do melhor atendimento para a saúde da mãe, seu acompanhamento médico durante a gravidez, e assistência ao parto tanto para a mãe quanto para o filho);

Assistência Pós-natal (através da infra-estrutura adequada em hospitais e maternidades, presença de profissionais da obstetrícia e da neonatalogia durante o parto, rotinas de higiene no hospital, e o bom estado de saúde da mãe e o pronto atendimento ao recém nascido).



E com este estudo será possível entender a importância das ações preventivas na vida da população, que elas dependem tanto da informação quanto das áreas de atuação e que na educação especial é crucial trabalhar a prevenção.



3.ESTIMULAÇÃO PRECOCE



A estimulação precoce pode ser entendida como um processo de prevenção, detectação, minimização, recuperação ou compensação das deficiências e seus efeitos através do acompanhamento e atendimento clínico e pedagógico da criança portadora de necessidades especiais, proporcionando experiências significativas para alcançar o seu pleno desenvolvimento.



Os aspectos mais relevantes da estimulação precoce são:

Os procedimentos a serem desenvolvidos de acordo com o Programa de Estimulação Precoce que são: Modalidade Multifocal e Natureza Educacional; Avaliação; Intervenção; Profissionais; Locais de atendimento; Formas de atendimento; Recursos e Currículos.

Os aspectos de desenvolvimento físico como os limites físicos que dependem da idade e do nível de maturação das diversas estruturas, como também, o desenvolvimento dos ossos e dos músculos;

Os aspectos do desenvolvimento motor que ocorre em uma sequência e direção preestabelecida, que pode ser cefalocaudal e próximo-distral.

O processo de maturação que controla a maior parte do crescimento e desenvolvimento físico. Também estabelece alguns limites sobre o ritmo de crescimento físico e o desenvolvimento motor que pode ser retardado pela ausência da prática e de experiências adequadas;

O desenvolvimento do sistema nervoso que no nascimento do bebê , o cérebro e o sistema nervoso não estão “acabados”. O funcionamento vai melhorando após o nascimento.



A importância do estudo de estimulação precoce está em entender os processos de crescimento e desenvolvimento físico até os quatro primeiros anos de vida da criança e das ações que podem auxiliar àquelas que apresentam déficits.



4.FAMÍLIA DO DEFICIENTE



A família será a base da criança e esta deverá ter atitudes que propiciem o desenvolvimento e a inclusão da criança na sociedade. Família e escola precisam estar unidas nos processos de escolarização, e esta parceria é necessária porque a família poderá agir como facilitadora do processo quando faz parte dele.

Em relação à família do deficiente é necessário destacar:

A forma que esta família recebe a notícia de ter um filho portador de deficiência é crucial, pois pode determinar suas futuras ações. O profissional que dá a notícia dever ter clareza, sensibilidade e atenção;

Segundo Buscaglia (1993), Krynski (1983) e Miller (1995) a família pode passar por vários processos que são relativos respectivamente aos sentimentos especiais de pais deficientes, Psicopatologia da dinâmica familiar e Fases de adaptação;

Se os pais estiverem bem informados menor será a possibilidade de eles acreditarem em curas, milagres ou mesmo em falsas expectativas acerca do problema do filho;

É necessário entender a dinâmica familiar, pois esta passará por diferentes fases, sentimentos e a escola terá papel crucial no momento recebe-la;

A família deve estar unida para reorganizar seus próprios sentimentos em relação a si mesma e a criança.



O estudo da família do deficiente facilitará na compreensão de que família e escola são dois contextos diferentes, com objetivos distintos. Mas que tanto uma quanto a outra são mediadoras de ações educativas e ambas têm um foco de atenção comum – a criança.

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