domingo, 25 de abril de 2010

Gabarito da Ap1 de Educação Especial - 1° período - 1° semestre de 2009

Gabarito Ap1 09-01– Educação Especial







1ª questão - Gostaríamos que vocês abordassem as questões problematizadas nas primeiras aulas: 1 e 2, principalmente, podendo incluir também os pontos trabalhado nas aulas 3 e 4.



2ª questão - Porque de acordo com a cultura em que vivemos com as informações de que dispomos, com nossas crenças e convicções, de acordo também com nossa religiosidade e como nosso entendimento sobre a deficiência, explicamos, agimos e, principalmente, justificamos nosso comportamento em relação às pessoas consideradas, por algum motivo, diferentes.



3ª questão -

Primária – significa prevenir a ocorrência de deficiências. Programas de prevenção contra o uso do álcool e de drogas, vacinação das mães contra determinadas doenças (rubéola dentre outras) são algumas medidas que visam evitar o aparecimento de deficiências.

Secundária – Com o problema instalado busca-se, com essa prevenção, um diagnóstico precoce na tentativa de evitar limitações permanentes ou controlar ao máximo as suas conseqüências. Exemplo: programas de estimulação precoce.

Terciária – As ações realizadas têm dar atendimento adequado à pessoa com deficiência de forma a reduzir as conseqüências dos problemas gerados pela deficiência. Exemplo: programa de reabilitação.



4ª questão - Os processos internos de maturação determinam limites físicos que devem orientar o trabalho realizado na estimulação precoce buscando ações que favoreçam o melhor desenvolvimento, prevenindo e remediando os desvios do desenvolvimento infantil. Um pequeno resumo de como acontece o desenvolvimento e crescimento infantil

1.o desenvolvimento motor no primeiros anos se dá via 2 tendência

cefalocaudal – da cabeça para os pés ,e

próximo-distal – do tronco para as extremidades;

2.os processos internos de maturação controlam grande parte do crescimento e desenvolvimento físico. Por exemplo, só é possível segurar coisas com as mãos depois que os músculos e ossos do braço estiverem desenvolvidos;

3.Quanto ao córtex cerebral podemos dizer que algumas partes se desenvolvem logo como as responsáveis pela visão e audição e outras partes se desenvolvem gradativamente como as que governam as áreas motoras, por exemplo.

4.O cérebro e suas funções estão se desenvolvendo até, principalmente, os 4 anos de idade.



5ª questão – O aluno deve utilizar os conhecimentos trabalhados na aula 14.



6ª questão – Orientação no sentido de uma educação para todos; inclusiva; e dando conta das diferentes características e necessidades do alunado, oportunizando a todos um nível adequado de conhecimento.



7ª questão - 4 aspectos da escola inclusiva

Uma escola inclusiva precisa ter a preocupação de elaborar o seu projeto político pedagógico com a participação de toda comunidade escolar, contendo estratégias que contemplem os alunos com necessidades educacionais especiais, através das adaptações curriculares de grande e pequeno porte. A questão da acessibilidade – uma adaptação de grande porte – é fundamental que a escola se mobilize para conseguir adequar a sua estrutura para receber este alunado, além de desenvolver uma proposta de flexibilização curricular que respeite o ritmo de aprendizagem de cada aluno e a formação em serviço dos educadores. Trabalhar pensando na diversidade e desenvolver metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos é uma forma de garantir uma educação de qualidade para todos.

3 comentários:

  1. Olá! Estou com dificuldades. Você teria alguma AP 2 de Educação Especial? Obrigada Janaína.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Preciso desenhar alguma coisa no super logo. Tá super difícil. Você tem os comandos, passo a passo para eu desenhar alguma coisa. Casa, flor, folha, mandala, etc.
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ,sou aluna do CEDERJ estou muito feliz pela facilidade de poder melhorar minhas AD e APS com o seu ponto de encontro.

    ResponderExcluir