domingo, 25 de abril de 2010

Ad2 de Psicologia da educação - 1° semestre de 2009

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro





Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro De Ciências Humanas E Sociais – CCH

Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Paief/Unirio/Cederj



Segunda Avaliação a Distância - 2009.1

Psicologia e Educação

Coordenação: Profa. Vilma Barbosa Soares



Caro(a) aluno(a):



Eis aqui mais um instrumento para o seu processo de aprendizagem. Ele visa que você faça um estudo orientado de algumas idéias e conceitos presentes nas aulas que embasam esta avaliação. Procure responder a cada questão a partir de suas próprias elaborações. Gostaríamos de relembrar:

Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;

Procure sempre a melhor resposta dentre as opções;

Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas referentes ao conteúdo do programa;

Esta avaliação deverá ser entregue no seu pólo até 16/05/2009; para quem for enviar pelo correio, a data de postagem é 11/05/2009.



AD2 de Psicologia e Educação – 2009/1



Questões:

1- Piaget dedicou-se a estudar, a partir das estruturas iniciais dos recém-nascidos, as sucessivas estruturações do conhecimento, discernindo um conjunto de etapas características, chamadas estágios, estádios ou níveis de conhecimento. Descreva cada um deles brevemente.

2-Cite o conceito de Hilgard sobre aprendizagem, e discuta duas de suas características. (Aula 12)

3-Dê-nos uma definição de motivação e exemplifique com uma situação da vida escolar, caracterizando sua importância no processo de aprendizagem. (Aula 13)

4-Resuma o que você compreendeu sobre a teoria do condicionamento, e comente essa abordagem em educação. (Aula 14)

5-Como você explica o conceito, de Carl Rogers, do professor como facilitador da aprendizagem? (Aula15)

6-Descreva a teoria da aprendizagem significativa, de Ausubel. (Aula 16)

7-Descreva e comente os dois pressupostos básicos da teoria da Gestalt. (Aula 17)

8-Discorra sobre as dificuldades de aprendizagem segundo o ponto de vista da Psicanálise. (Aula 18)

9-Como você caracteriza a importância do grupo no processo educacional? (Aula 19)

10-Dê-nos uma definição de educação à distância, discorrendo sobre o perfil do professor nessa modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário