quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ad2 de Políticas Públicas - 2° semestre de 2009

1ª. Questão:




Tanto o Prof. Sérgio Vaz Alkmim, no texto intitulado “O que é política?”, como o Prof. Adalberto Paranhos, em seu artigo “Política e Cotidiano: as mil e uma faces do poder”, objetivam esclarecer que o termo política não pode, e não deve, ser entendida como algo que encontra-se distante de nós, vinculada apenas ao espaço dos partidos e dos parlamentares, e propagada pejorativa e intencionalmente como atividade relacionada, como afirma Paranhos, “a todo um repertório de golpes baixos (…) como algo que sugere práticas desonestas”. Ambos os autores, demonstram que a política, diferentemente do que tentam incutir na sociedade através do que Gramsci denomina de senso comum, é uma atividade presente nos mais diferentes aspectos da vida de cada um de nós.



Responda:



a)Você se vê envolvido na cotidianidade da política? Justifique sua resposta com um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas. (1,0 ponto)



b) O Prof. Paranhos apresenta em seu texto a seguinte indagação: “a quem interessa, no fundo, a permanência dessa aura de descrédito que cerca o conceito de política, numa palavra, o aviltamento do seu significado?”. Responda a questão exposta pelo autor através de um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas. (1,0 ponto)



c)O Prof. Paranhos aprofunda a análise do significado da política inicialmente apresentando um breve histórico da denominada Ciência Política e, em seguida, exibe como os estudos apresentados no início do século XX pelo sociólogo alemão Max Weber nortearam o entendimento de que a política, exercida em que nível for, envolve relações de poder. Esclareça, através de um texto dissertativo que tenha no mínimo 8 (oito) linhas e no máximo 10 (dez) linhas, de que forma se concretizam os vínculos entre política e poder. (1,0 ponto)

2ª. Questão:




Ao discorrer sobre ideologia, o Prof. Vitor Marinho de Oliveira, parte do surgimento do termo – ideologia –, ocorrido na França poucos anos após a classe burguesa alcançar o poder por meio da revolução de 1789. Em seguida, o autor expõe a trajetória temporal de entendimento da expressão – e a superação de seu significado inicial – apresentado por diferentes estudiosos até os dias atuais. De acordo com o texto, conquanto Marx, durante suas distintas fases de evolução intelectual, tenha produzido avanços em relação a concepção inicial de ideologia, a compreensão da expressão permaneceu, nas palavras do Prof. Vitor Marinho de Oliveira “significativamente vinculada às classes dominantes, mantendo suas características de negatividade, na medida em que o seu papel seria o de mascarar a realidade social”.



Responda:



a)De acordo com o autor, a primeira superação da concepção de Marx se apresenta através dos estudos de Vladimir Lenine. De que forma se efetiva esta superação? (1,0 ponto)







3ª. Questão:



Com base nos textos “Ideologia: atualizando a reflexão” e “Poder e Comunicação – Um breve debate sobre a questão do poder nos meios de comunicação de massa”, responda:



a)Porque o filósofo italiano Antonio Gramsci é considerado como o estudioso que mais ampliou o conceito de ideologia? (1,0 ponto)



b)Qual a relação, na perspectiva de Gramsci, entre ideologia, hegemonia e o papel dos intelectuais na disputa pelo poder político? (1,0 ponto)



c)Qual a função da concepção desenvolvida pelo filósofo francês Louis Althusser dos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs)? (1,0 ponto)



d)Qual a relação que se vislumbra entre o poder simbólico, concepção

a)elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, e a ideologia e de que modo estas categorias são utilizadas para manutenção da hegemonia dos segmentos dominantes? (1,0 ponto)




b)Considerando o estudo e as fundamentações apresentadas por Carolina Dantas de Figueiredo, que papel os meios de comunicação de massa, principalmente a denominada “grande imprensa” – aí incluídos os telejornais e o jornalismo radiofônico – estão desempenhando hoje no Brasil? Descreva de forma detalhada as características deste papel vinculando-as às fundamentações da autora. (2,0 pontos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário