quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ad1 de Psicologia da educação - 1° semestre de 2009

1 - Discorra sobre a interação entre Psicologia e Educação.

RESPOSTA N°1

A psicologia, que faz parte das ciências humanas, busca através de teorias explicar, entender, prognosticar, modificar e relacionar as manifestações do psiquismo humano. No campo escolar o seu objetivo era de adaptar o aluno aos métodos através da mensuração de fenômenos psicológicos. Depois de alguns testes, o tratamento clínico deveria corrigir os distúrbios de comportamento e de aprendizagem.

A psicologia acabou impondo alguns limites à prática educativa, pois estudos feitos em laboratórios estavam gerando resultados que nunca aconteceriam significativamente na prática escolar. O que gerou uma discussão a respeito que essas metodologias deveriam ser adequadas a realidade de cada aluno.

Mas, não podemos negar que a psicologia pode ajudar muito quando desenvolvem pesquisas sobre aprendizagem, avaliação do comportamento, instrumentos de mensuração psicológicos e problemáticos no campo da educação.

A psicologia social também auxiliou a educação no sentido das influências do trabalho em grupo para o comportamento individual. Ela continua contribuindo para a educação através da criação de instrumentos de medida, formulação de teorias sobre o processo de aprendizagem, entendimento acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e moral.
2 - O texto sobre o Primeiro Ano de Vida aborda a construção do vínculo entre a criança e seus pais, principalmente sua mãe. Comente a frase: “O bebê pode reconhecer a mãe pelo olfato e pela voz, e pelas batidas de seu coração, às quais se habituou durante os meses em que viveu dentro dela”.


RESPOSTA N°2

Quando o bebê nasce ele continua desenvolvendo seus sentidos, principalmente a visão, o paladar, o olfato e o tato, pois a audição já está bem desenvolvida. Como ele passou praticamente nove meses dentro do útero de sua mãe, ele pode interagir com aquele ambiente. Ele podia sentir as batidas do coração dela e escutar o som da voz dela, mesmo que reduzidamente.

Após o seu nascimento, devido à amamentação ele passa a maior parte do tempo com sua genitora. E sendo amamentado, ele tem um contato muito grande onde pode tocá-la, cheirá-la e poderá confundir com o cheiro do leite, e principalmente escutar a sua voz, da qual ele já estava acostumado. O bebê ainda não enverga com perfeição, então os seus outros sentidos estarão mais apurados.

Isso acontece porque a criança nasce com os sensórios bem desenvolvidos e isso ajudará a construir em sua mente a imagem de sua mãe, e futuramente conhecer e compreender o mundo que a rodeia. Mas inicialmente ela terá limitações motoras em suas explorações do meio.

3 - Comente a afirmativa: “A educação para a higiene representa um grande esforço para a criança, e as mães precisam ter compreensão e paciência”.

RESPOSTA N°3


As mães são importantíssimas na questão da higiene do filho, pois a criança se sente bem quando a mãe está fazendo a troca de fraldas e dando banho com carinho e paciência. A partir do momento em que é necessário parar com o uso das fraldas será necessária muita paciência dos pais, pois o bebê demora a se adaptar a utilizar o urinol devido o pouco controle de suas eliminações. Ele estava acostumado a usar as fraldas e fazer suas necessidades em qualquer horário.

O incentivo à criança é fundamental, pedir com carinho e parabenizá-lo após o uso do urinol fará com que ela perceba o quanto é importante esta mudança em sua vida. O ideal é que a criança abandone as fraldas no momento certo, quando ela se interessar pelo uso de outros meios de eliminação. Ela aprenderá e terá vontade em sua hora.

Estes aspectos da higiene da criança devem “ser levados a sério” pois más experiências podem prejudicar outras áreas psicológicas, originando graves traumas.

4 - A infância é uma época de intenso desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. Como você entendeu o papel dos irmãos nesse momento evolutivo?

RESPOSTA N°4

Os irmãos possuem um papel importante na evolução da infância de uma criança, pois o contato positivo com eles pode fazê-la desenvolver vários aspectos. Dentre eles podemos citar a linguagem, a socialização, a cognição, pode também interagir através de brincadeiras propiciando um progresso físico e desenvolvimento motor.

As rivalidades entre irmãos são comuns e os pais devem apresentar soluções para os conflitos de forma que não privilegiem apenas um lado. Atitudes certas ou erradas devem ser apontadas e resolvidas com serenidade, e isso mais tarde auxiliará na construção da relação de convivência social, respeito as normas, diferentes formas de relacionamentos, resoluções de conflitos e necessidade de ajuda do próximo,ou seja, o trabalho em grupo.

Os adultos devem evitar comparações e as hierarquias exageradas, pois isso pode gerar angústias, ciúme e injustiças. O elogio para as atitudes corretas sempre é um bom caminho.

5 - No filme Kolya, escolha alguma parte onde podemos perceber a identificação do menino com Luka, o músico, e discorra brevemente sobre ela.


RESPOSTA N°5

Durante o filme podemos perceber algumas atitudes que demonstram a identificação de Kolya com Luka. Podemos citar o momento em que Kolya ao atravessar a rua e avistar uma placa de sinalização, dá a mão para Luka com confiança e carinho, o que antes não tinha acontecido devido a uma resist ência do menino.

Outro momento foi quando Kolya tocava o violino imitando Luka nos velórios. Esta foi uma identificação interessante, pois o menino estava inserindo em sua vida os acontecimentos que lhe encantaram na vida de Luka.

Nos desenhos do menino também podia demonstrar o envolvimento com Luka, onde eram registrados os momentos dos velórios /enterros que ele acompanhava. O mesmo acontecia na brincadeira do menino, que através do teatro confirmava a participação nas mesmas situações.

Todos esses fatos foram os que mais chamaram a nossa atenção devido os sentimentos que geraram e transformações emocionais.

6 - Aprofunde a reflexão: “As qualidades que idealizamos são aquelas que gostaríamos de ter, e às vezes pensamos possuí-las através de nossos filhos, como eu-ideal. Os pais podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento da criança como indivíduo, mas não podem criar-lhe uma individualidade, “fabricá-lo”.


RESPOSTA N°6

Os pais podem utilizar sua experiência para conduzir e auxiliar a vida dos filhos mas precisam ter cuidado ao educar e incentivar os filhos. Pois muitas vezes, eles podem acabar forçando as crianças a fazerem atividades das quais elas não têm vontade só para agradá-los.

É preciso observar os interesses da criança e perceber o que ela gosta ou não de fazer, seus limites, suas ansiedades, sempre tomando o cuidado para não idealizar nela o que os responsáveis gostariam de ser ou ter.

Respeitando a vida da criança como única, a sua família contribuirá para o seu desenvolvimento pleno como indivíduo que constrói um caminho nunca percorrido por ninguém.

7 - A adolescência é um período complexo, composto de ambivalências. Discorra, calcando-se nas informações dos textos, os lutos que devem ser elaborados pelo adolescente e aqueles que são necessários que os pais elaborem a fim de acompanhar a evolução dos filhos.

RESPOSTA N°7

A adolescência é uma fase complicada pela qual as crianças, que já são pré-adolescentes, precisam passar. Nela ocorrem muitas mudanças no corpo e na mente, vários acontecimentos nos aspectos psicossociais que podem interferir significativamente nos aspectos biológicos e cognitivos.

As modificações psicológicas que se referem as mudanças corporais tendem a influenciar a relação dos filhos com os pais. Vários comportamentos ambivalentes e contraditórios serão comuns nesta etapa. Como o gosto pela solidão, mas busca de bando; desprezo pelo adulto, mas referência a ele; angústia e desânimo, mas visão entusiasmada do futuro.

Os pais também passam por esta fase com certas dificuldades, pois antes tinham uma criança totalmente dependente, da qual recebia suas regras e conselhos sem gerar conflitos. Agora eles lidam com um “meio-adulto” que possui opiniões próprias e que está modelando sua identidade.

8 - Explique: “Na brincadeira, a criança se coloca de forma objetiva diante de questões que lhe são subjetivas. Ela aprende, assim, a olhar sob outro prisma os conflitos e situações que compõem sua vida”.

RESPOSTA N°8

A brincadeira para as crianças é a forma dela expressar suas emoções, os acontecimentos da sua vida e é a demonstração da noção do meio, e do objeto, que ela está construindo. Brincando ela aprende, desenvolve a linguagem e o pensamento, estimula suas percepções do mundo e confronta com idéias que vão se formando a partir de cada interação que acontece.

Devido a uma possível limitação verbal a criança consegue exteriorizar sentimentos e pensamentos, aprendem regras, relações sociais e conhecimento de si mesma. Ela que tem uma visão subjetiva(dela mesma) do mundo, aprende através do brincar a olhar o meio de forma diferente, ou seja, de forma objetiva.

O educando passa a ter noção de que ele é uma parte diferente e que certos fatos poderão acontecer com outras pessoas em volta dela. Ela descobre que não é o centro de tudo, e durante a infância ela passará pelo egocentrismo até alcançar uma certa autonomia, com a mediação de outras pessoas.

Enquanto a criança brinca, ela interpreta diversos papéis, constrói uma história e seu cenário, vivencia medos e paixões, contorna o confronto com as regras e alivia sua timidez.

9 - Como você entende o papel das fases evolutivas no processo de desenvolvimento, segundo a teoria psicanalítica?

RESPOSTA N°9

ANULADA

10 - Quais transformações emocionais você descreveria na vida de Kolya e de Luka que foram decorrentes do encontro desse menino e desse homem?

RESPOSTA N°10

Aconteceram várias transformações emocionais na vida de ambos, Kolya e Luka.

Kolya que antes era solitário (apesar da companhia da mãe), acuado e difícil de lidar, passa a demonstrar-se meigo, carinhoso e divertido. Principalmente na cena em que ele está na banheira brincando de telefonar e com saudades de sua avó, reflete o amor e amizade que sente naquele momento.

Luka também modificou suas atitudes, pois inicialmente apenas se preocupava com si mesmo, com suas dívidas e com a satisfação de seus desejos através de diversas mulheres, geralmente casadas. Ele era egoísta e a convivência com o menino o auxiliou a aprender a amar, a se doar, a dar valor ao próximo e com ele se preocupar. Fora que despertou sentimentos que em sua infância ficaram escondidos num lugar obscuro que nem ele conhecia.

Podemos perceber que esta situação que no início foi difícil e complicada gerou pontos positivos na vida dos dois e dos demais ao redor deles.

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