sábado, 24 de abril de 2010

1° Período - Educação a distância - Ad1 1° semestre de 2009

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro







Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH



Licenciatura em Pedagogia - EAD

Unirio/Cederj



Primeira Avaliação a Distância - 2009.1

Disciplina: educação a Distância

Coordenação: Marcela Fernandez e Stella Pedrosa

Prazo final para a entrega: 30/03/09 (se enviado pelo correio)

04/04/09 (se entregue no Pólo)



Nome:

Matrícula:

Pólo:



Caro (a) aluno (a):



Essa avaliação representa apenas um dos instrumentos de nossa disciplina, que se propõe a acompanhar o seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você faça um estudo baseado nas idéias e conceitos que nos parecem de maior relevância abrangendo os seguintes tópicos:



Guia da disciplina;

Legislação da Educação a distância:

Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Ênfase no artigo 80);

Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998;

Decreto n.º 5.622 de 20 de dezembro de 2005;

Documento: Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância;





Leitura do segundo capítulo do livro:

BELLONI, Mª Luiza. Educação a Distância. Campinas-SP: Editora Autores Associados,1999. (Título do segundo capítulo: Educação, Ensino ou Aprendizagem a distância);



Histórico da Educação a Distância no Brasil;



O Histórico da Educação a Distância no mundo.





Procure responder a cada questão a partir de suas próprias elaborações relacionadas com o conteúdo programático acima indicado. Para que você expresse seu crescimento pedagógico ao longo dessa avaliação, gostaríamos de relembrar:

1.Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;

2. Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas referentes ao conteúdo do programa;

3.Procure responder com clareza de idéias, coesão e objetividade;

4.É importante escrever com letra legível e de acordo com as normas gramaticais;

5.Esta avaliação é de caráter individual.

Bons estudos!



1ª QUESTÃO (3,0 pontos)



Apresentamos abaixo duas definições de Educação a Distância encontrada na legislação educacional. A primeira definição encontra-se no decreto 2.494/1998, revogado pelo decreto 5.622/2005, o qual apresenta a segunda definição.

Analise as duas definições separadamente, compare-as entre si, e, por fim, discuta sobre pelo menos duas mudanças e diferenças entre a primeira e a segunda definição, que é considerada a atual definição do MEC. Escreva um texto de, no máximo, 25 linhas para responder à questão.



Art. 1 Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (LDB, decreto 2494 de 10/02/1998)



Art. 1 Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (LDB, decreto 5622 de 19/12/2005)













2ª QUESTÃO (2,0 pontos)



Em relação ao desenvolvimento histórico da educação a distância, autores como Moore & Kearsley (2007, pp. 25-46), dividem a educação a distância em 5 gerações. Descreva as cinco gerações. Em sua opinião em qual geração estamos? Justifique sua resposta.



3ª QUESTÃO (2,0 pontos)



Tomando por base o histórico da EAD no Brasil e a nossa legislação atual, qual era o principal propósito da EAD no início de sua implementação (século XX)? E atualmente, qual é o seu principal propósito? Desenvolva um texto de, no máximo, 10 linhas confrontando esses propósitos.









4ª QUESTÃO (3,0 pontos)



No documento “Referências de qualidade para educação superior a distância”, no que diz respeito ao tópico Sistemas de comunicação, é recomendado que os cursos utilizem modalidades comunicacionais sincrônicas e assincrônicas.

Faça uma pesquisa em diferentes fontes (revistas, livros, internet, etc.) sobre algumas das diferentes formas de comunicação existente na educação superior a distância e, posteriormente, um levantamento daquelas que o nosso curso de Licenciatura em Pedagogia a distância oferece. Depois, registre quais são as sincrônicas e as assincrônicas, e indique quais as que você já utilizou em nosso curso.

As respostas apresentadas abaixo não devem ser consideradas como verdade absoluta, visto que, são respostas de um aluno sem correção.

RESPOSTAS DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA DE


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

QUESTÃO N°1:

Após a análise das duas definições, conclui-se que a primeira de 1998, define a educação a distância como uma “forma de ensino”, onde o educando é o único responsável pela sua aprendizagem, e que pode haver mediações com recursos didáticos sistematicamente organizados, transmitindo conhecimentos pelos meios de comunicação. Um exemplo para isso seria o telecurso. Nesta primeira definição não foi citado o professor, nem os lugares e tempos diversos.

Já na segunda definição de 2005, conclui-se que ela está mais completa, caracterizando a educação a distância como “modalidade educacional”, onde a mediação é realizada por meios didático-pedagógicos. Outra diferença que podemos destacar é a citação dos processos de ensino e aprendizagem através do uso de meios e tecnologias de informação e comunicação. O decreto de 2005 também cita os estudantes e professores que poderão desenvolver atividades educativas em lugares e tempos diversos.

Como por exemplo, temos os cursos superiores à distância. Nele podemos observar alunos e professores, diversos meios e tecnologias para auxiliar as mediações dos processos de ensino e aprendizagem.

Conclui-se que a segunda definição é mais abrangente e adequada ao panorama atual da educação a distância neste país, tanto que ela é a definição que está em vigor, de acordo com o MEC.

QUESTÃO N°2:

De acordo com Moore & Kearsley as cinco gerações da educação a distância são:

1ª Geração: Ensino por correspondência;

2ª Geração: Teleeducação/Telecurso, que se relaciona a utilização do rádio e da televisão com fins educativos;

3ª Geração: Sistemas integrados, com televisão, rádio e material impresso;

4ª Geração: Teleconferência. Inicia-se com a audioconferência, chegando aos satélites e a videoconferência interativa.

5ª Geração: Aulas virtuais baseadas no computador e na internet.

Conclui-se que em todo o país, continuamos usando de forma quase integrada às cinco gerações, pois para acontecer o processo completo de ensino-aprendizagem é necessário utilizar todos os meios disponíveis, sejam eles tecnológicos ou não.

QUESTÃO N°3:

Inicialmente, o propósito da educação a distância no Brasil era de atender a formação de trabalhadores, evitando que trabalhadores do campo migrassem para as áreas urbanas em processo de crescimento. Isso porque o país devido ao avanço do processo industrial precisava se adequar a uma nova necessidade educacional.

O objetivo atual continua sendo a formação das pessoas para o trabalho, mas não com aquela visão de evitar o êxodo rural e sim com o propósito de melhoria das condições de vida, para o aumento da renda, isto em âmbito pessoal. Porque em âmbito nacional é necessário garantir a educação para todos os cidadãos. Quando um país prioriza a educação, ele está investindo em desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população.

QUESTÃO N°4:

Na educação superior à distância existem diferentes formas de comunicação como telefone, fax, correio eletrônico, telefone, sala de tutoria, videoconferência, chats e fórum de debate pela internet, ambientes virtuais de aprendizagem, rádio para promover a interação em tempo real, televisão, computador, etc.

O nosso curso de Licenciatura em Pedagogia a distância oferece meios de comunicação virtuais (fórum, sala de tutoria, e-mail, 0800, correio eletrônico, web aulas).

Os exemplos de meios de comunicação sincrônicos (discussões online que ocorrem independente de locação, mas ao mesmo tempo onde os participantes podem concordar em tempo real) são os chats, telefones e vídeoconferência. Já os exemplos assincrônicos (discussões online que ocorrem independentemente de tempo ou localidade onde os participantes mandam mensagens para uma localidade central) são o e-mail, fórum de discussão, teleconferência, textos e cd-rom).

Os meios de comunicação mais utilizados têm sido o e-mail, correio eletrônico, sala de tutoria e fórum de debate.

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